Dia Mundial de Combate ao Câncer: Entenda por que este dia é tão importante.

case

Você sabe o que é o dia mundial de combate ao câncer? Qual a importância do dia mundial de combate ao câncer? Qual é o dia mundial de combate ao câncer? Como uma pessoa pode desenvolver câncer? Quais as formas de se prevenir contra o câncer? Quando procurar ajuda médica para combate ao câncer? Quais os principais exames para tratar e diagnosticar o câncer? Para você que deseja ficar por dentro dos principais temas a respeito do dia mundial do combate ao câncer, elaboramos esse blog post com tudo que você precisa saber. Acompanhe até o fim!

Atualmente, o câncer é uma das principais patologias causadoras de mortes em todo o mundo. Conforme estudo levantado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o câncer é responsável por cerca de uma a cada seis mortes no mundo inteiro, destacando-se como a segunda maior motivadora de óbitos no planeta.

Trazendo o assunto para o Brasil, aqui os números são equivalentes. Principal órgão para organização e promoção de atividades relacionadas ao câncer no Brasil e ligado ao Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou um estudo onde alerta para a marca de quase 500 mil novos registros de câncer em 2022, sendo excludentes os casos de câncer de pele não melanoma. Além disso, o câncer de pele não melanoma ocupa a primeira posição de incidência, atingindo a marca de 177 mil novos registros. Após, o câncer de mama e próstata dividem o segundo lugar, com 66 mil registros cada, seguidos do câncer de cólon e reto, com 41 mil registros cada, o de pulmão, chegando a 30 mil registros e o de estômago com 21 mil registros.

Em vista de tais marcas alarmantes e significantes, o combate ao câncer vem cada vez mais ocupando o espaço de destaque para a medicina em todo o globo, seja para diagnósticos, tratamentos e prevenções. 

Por conta disso, muitas ações estão sendo coordenadas pelos órgãos de saúde com o intuito de trazer as principais informações de prevenção e cuidados contra o câncer. Uma dessas atitudes é o dia mundial de combate ao câncer. Quer saber mais sobre o dia mundial de combate ao câncer? Acompanhe a seguir os tópicos que abordaremos sobre o tema:

1. Qual é o Dia Mundial do Combate ao Câncer?
2. Por que o Dia Mundial do Combate ao Câncer é tão importante?
3. Como identificar os primeiros sinais de Câncer?
4. Qual especialista devo procurar para o tratamento do Câncer?
5. Quais exames devo fazer para diagnosticar um Câncer?

Pronto? Vamos lá!

1. Qual é o Dia Mundial do Combate ao Câncer?

Como comentado anteriormente, por conta das marcas expressivas no Brasil e no mundo de registros de câncer, inúmeras iniciativas vêm sendo desempenhadas com o intuito de conscientizar e informar a população sobre a doença. Nesse sentido, foi escolhido a data de 4 de fevereiro como um marco, estabelecido pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) baseando-se nos princípios da Declaração Mundial de Câncer, que dentre muitos objetivos, destaca-se o de diminuir as mortes em decorrência do câncer.

Ademais, a data busca enfatizar a importância do combate ao câncer, de modo a tornar acessível a todos as principais informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, além de mostrar que o diagnóstico precoce é fundamental na luta contra essa doença.

Por conta disso, é de extrema importância o diagnóstico precoce, pois maiores são as chances de cura e mais suave o tratamento.

2. Por que o Dia Mundial do Combate ao Câncer é tão importante?

Variados podem ser os fatores que cooperam para o desenvolvimento de algum tipo de câncer no indivíduo, tais como o consumo excessivo de álcool, substâncias químicas e cigarro. Também, exposição demasiada ao sol, má alimentação e envelhecimento podem ocasionar câncer.

Segundo levantamento do INCA, no gênero feminino, o câncer usual é o de mama, correspondendo a cerca de 30% dos registros. Já para o gênero masculino, o câncer de próstata é o que mais se destaca, chegando a 29% dos casos relatados pelos pacientes.

Por conta disso, é essencial informar a população a respeito dos sintomas, diagnósticos e tratamentos do câncer, bem como, quando é indicado procurar ajuda médica. E é esse um dos principais objetivos da campanha Dia Mundial de Combate ao Câncer.

3. Como identificar os primeiros sinais de Câncer?

Diversos são os primeiros que podem indicar câncer no organismo do indivíduo. Porém, tais sinais são muitas vezes confundidos com doenças triviais, fazendo com que o paciente não dê a devida atenção aos detalhes. Por conta disso, é essencial atentar-se aos seguintes sintomas:

- Inchaço pelo corpo, em partes como pescoço, testículos, mama ou abdômen;
- Cansaço excessivo;
- Ferimento no corpo de maneira frequente;
- Sangramentos em demasia;
- Dor contínua;
- Dores de cabeça ininterruptas, juntamente com vômitos;
- Perda de apetite;
- Perda de peso sem razões;
- Surgimento de pintas ou manchas na pele;
- Lentidão para cicatrização;
- Alterações nas fezes.

4. Qual especialista devo procurar para o tratamento do Câncer?

O especialista que você deve buscar para prevenir, diagnosticar e tratar o câncer é o oncologista. O oncologista é o médico incumbido de prestar toda a assistência médica para os pacientes com câncer e a indicação dos tratamentos adequados, tais como quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Além disso, com o avanço da tecnologia e das técnicas médicas, a especialidade médica oncológica se desenvolveu bastante, e atualmente trabalha com uma abordagem multidisciplinar, englobando vários profissionais com o intuito de realizar o melhor e mais adequado tratamento para o paciente, de forma individualizada e completa. 

Por isso, a oncologia pode trabalhar em conjunto com outras especialidades médicas, tais como radiologia, cirurgia pediátrica, psiquiatria, fisioterapia, nutrição e enfermagem.

5. Quais exames devo fazer para diagnosticar um Câncer?

Como você esteja precisando realizar um exame para diagnóstico de câncer, é necessário primeiramente consultar com um especialista em oncologia, pois ele analisará cada situação de maneira individualizada, indicando o melhor exame para cada caso.

Todavia, alguns exames são comumente solicitados pelos médicos oncologistas para diagnóstico de câncer. São eles:

- Ecografia;
- Radiografia;
- Ressonância magnética;
- Tomografia computadorizada;
- Exame de sangue;
- Biópsia;
- Mamografia.

Procurando Clínica Medica Para Realizar um Exame de Mamografia Digital em Altamira? Venha conhecer a Clínica Médica Viver, em Altamira. Contamos com uma infraestrutura completa para melhor lhe atender e profissionais referências em diversas especialidades. Acesse Agora Mesmo Aqui e saiba mais.

CENTRAL DE ATENDIMENTO

0800 037 3703
0800 037 3703


Horário de Atendimento

  • Seg-Sex...............07h00 - 18h00
  • Sábados...............07h00 - 12h00

AGENDAR CONSULTA

Telefone:
0800 037 3703

Endereço:,
R. Manoel Umbuzeiro, 1912. Centro, Altamira - PA

WhatsApp
0800 037 3703