Qual é a diferença entre ansiedade e transtorno de ansiedade?

case

Você sabe qual é a diferença entre ansiedade e transtorno de ansiedade? Sabe como o transtorno de ansiedade pode afetar o seu dia a dia? Quais os primeiros sintomas de transtorno de ansiedade? Qual o profissional indicado para tratar o transtorno de ansiedade? Desejando saber mais sobre o transtorno de ansiedade? Elaboramos esse blog post com informações relevantes sobre ansiedade e transtorno de ansiedade.

Atualmente, a ansiedade está presente na vida de 10% da população brasileira, ocasionando uma sensação de insegurança, preocupação e aflição por um inimigo invisível ou inexistente. Como tudo na vida, quando em excesso, esse sentimento pode converter-se em um problema que afetará a qualidade de vida e bem-estar do indivíduo. Em vista disso, conhecer e saber identificar os primeiros sinais da ansiedade é essencial para combatê-la. 

A ansiedade é um sentimento que engloba diversos outros, como nervosismo, preocupação, medo e angústia. Por conta disso, ela faz parte do nosso cotidiano, e em graus “normais” é de certa forma positivo, cooperando para estimular e animar o indivíduo. Além disso, tal sentimento também contribui para a busca pelo empenho e pela produtividade dos objetivos a serem alcançados.

Porém, muitas pessoas experimentam um sentimento de ansiedade com nível de intensidade exagerado e de maneira sucessiva, fazendo o sentimento se converter em doença, afetando, principalmente, a saúde emocional do paciente. Tal doença é reconhecida como transtorno de ansiedade.

Quer saber como reconhecer quando o nível de ansiedade pode ser enquadrado como transtorno de ansiedade? Continue a leitura até o fim. A seguir, listamos os tópicos que abordaremos sobre o tema. Acompanhe a seguir:

1. O que é Transtorno de Ansiedade?
2. O que sente uma pessoa com Ansiedade?
3. Qual a diferença entre Ansiedade e Transtorno de Ansiedade?
4. Quando a ansiedade vira um transtorno?
5. O que pode causar transtorno de Ansiedade?
6. Como saber se a pessoa sofre de Ansiedade?
7. Como controlar a Ansiedade?

Preparado? Vamos lá!

1. O que é Transtorno de Ansiedade?

Caracterizado por apresentar sentimento de aflição exagerada e apreensão excessiva de forma regular e incontrolável, o transtorno de ansiedade vem atingindo uma grande parcela da população mundial. Também, o transtorno de ansiedade pode apresentar diversos sintomas, dentre os quais se destacam a irritabilidade, fadiga, falta de concentração, tensão muscular e insônia.

Ressalta-se também que, nessas condições, os níveis de ansiedade são desproporcionais aos eventos que levaram ao adoecimento, ocasionando mais angústias e desgostos, interferindo diretamente na qualidade de vida do paciente e no contato com pessoas ao redor, tais como amigos e familiares, bem como, no âmbito profissional.

Outro ponto importante para sublinhar, é que o transtorno de ansiedade pode afligir pessoas independentemente de idade e em qualquer época que esteja vivendo, seja ela boa ou ruim. A curiosidade é que as mulheres possuem maiores números de registros de transtorno de ansiedade do que os homens.

2. O que sente uma pessoa com Ansiedade?

Cada pessoa pode sentir e vivenciar a ansiedade de forma individualizada, podendo conter determinados sintomas em algumas situações e em outras não. Todavia, alguns dos principais sintomas sentidos por uma pessoa que sofre com a ansiedade são:

- Agitação;
- Cansaço;
- Nervosismo;
- Falta de concentração;
- Tensão muscular;
- Taquicardia;
- Elevação da pressão arterial;
- Suor exagerado;
- Dores de cabeça e na nuca;
- Modificações das rotinas intestinais;
- Vômitos e náuseas;
- Falta de ar;
- Aperto no peito;
- Dores musculares;
- Medos irracionais;
- Preocupação em demasia.
 
3. Qual a diferença entre Ansiedade e Transtorno de Ansiedade?

A diferença entre ansiedade e transtorno de ansiedade é feita por meio de uma avaliação com um profissional de saúde mental. Mas, no geral, é um transtorno, que pode gerar danos na qualidade da vida profissional, social e afetiva da pessoa.

Por isso, fique atento, se a ansiedade te impede de fazer algo que é importante, ou que antes era prazeroso, você pode precisar de acompanhamento médico e psicológico. 
Normalmente, você consegue perceber os sintomas da crise de ansiedade com mais facilidade. Isso porque eles são muito intensos e podem ocorrer com ou sem motivo aparente.

4. Quando a ansiedade vira um transtorno?

A partir do momento que a ansiedade se transforma em um transtorno, ela estabelece diversos problemas, sejam eles físicos, comportamentais, sociais ou psicológicos. Além disso, a ansiedade pode ser considerada como um transtorno quando manifesta de maneira em altos níveis, repetidas vezes e incontrolável, afetando diretamente na qualidade de vida e bem-estar do paciente. 

Atualmente, é possível realizar testes para compreender em qual escala de ansiedade o paciente está. Todavia, é papel do médico conversar e buscar entender as queixas do paciente, de modo a compreender melhor a sua situação e sintomas relatados.

5. O que pode causar transtorno de Ansiedade?

Primeiramente, é preciso destacar que o transtorno de ansiedade pode ser originado a partir de diversos fatores. Por conta disso, o paciente tem dificuldade de reconhecer a causa que originou os sentimentos de aflição e insegurança. Logo, o transtorno de ansiedade pode ter sua origem a partir de fatores tanto internos quanto externos.

Se tratando de fatores internos, o transtorno de ansiedade pode estar relacionado a questões biológicas, tais como a hereditariedade e alterações do organismo, tais como doenças ou alterações hormonais. Por outro lado, os fatores externos, que podem causar o transtorno de ansiedade são desde assuntos pessoais, como religião, estilo de vida e orientação sexual, como sua relação com outras pessoas, tais como familiares ou amigos. Também, assuntos profissionais podem impactar diretamente no surgimento e desenvolvimento do transtorno de ansiedade.

6. Como saber se a pessoa sofre de Ansiedade?

Para realizar um diagnóstico para indicar se a pessoa sofre de ansiedade, é preciso que a mesma realize uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra. O profissional então buscará compreender melhor a sua história de vida, explorando pontos que podem indicar uma fragilidade, tais como traumas de infância, interferindo emocionalmente.

Ademais, o profissional poderá indicar para o paciente a realização de certos exames ou testes psicológicos, de maneira a obter dados e diagnósticos precisos para indicar com assertividade o melhor e mais indicado tratamento para a situação do paciente.

7. Como controlar a Ansiedade?

A partir do desenvolvimento da medicina e dos projetos de estudos, foi possível reunir uma rica pesquisa a respeito da ansiedade e conhecer comportamentos e atitudes acessíveis para serem praticadas no dia a dia dos pacientes para controlar a ansiedade. São eles:

- Reservar um tempo para lazer, como a leitura de livros ou ouvir sua banda favorita;
- Mentalizar pensamentos positivos;
- Buscar um sono regular e reparador;
- Criar o hábito da meditação;
- Realizar atividades físicas;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e substâncias químicas;
- Ingerir alimentos ricos em ômega 3 e vitamina B.
- Compreender seus sentimentos.

Além disso, caso o paciente tenha ansiedade e esteja precisando de uma assistência médica especializada, ele pode buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Ambos os profissionais são indicados para prevenir, diagnosticar e tratar doenças relacionadas à saúde mental.

Buscando clínica médica para agendar uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra em Altamira? Venha conhecer a Clínica Médica Viver, em Altamira. Contamos com um atendimento e corpo médico de excelência, tornando-o acessível para toda a população do município. Além disso, oferecemos uma infraestrutura completa para melhor lhe atender. Entre em contato conosco e agende sua consulta com um dos nossos psicólogos ou psiquiatras!

CENTRAL DE ATENDIMENTO

0800 037 3703
0800 037 3703


Horário de Atendimento

  • Seg-Sex...............07h00 - 18h00
  • Sábados...............07h00 - 12h00

AGENDAR CONSULTA

Telefone:
0800 037 3703

Endereço:,
R. Manoel Umbuzeiro, 1912. Centro, Altamira - PA

WhatsApp
0800 037 3703